As quizilas, as réplicas e tréplicas inerentes ao pathos convivial — contraparte necessária ao pathos da distância constitutivo da linguagem da poesia — nos condenam a uma atitude de análise em que o importante é nos sentirmos implicados quer nos logros, quer nas pertinências que denunciamos.

domingo, 29 de novembro de 2009

o afeto que emperra


O afeto, que à primeira vista deveria possibilitar um comércio franco das idéias, ainda que discrepantes ou por acaso contrárias, contraditoriamente, serve de barreira a que se criem as mínimas condições para uma discussão válida.

Sem se perquirir um só instante sobre seus limites aparentes e, por que não, a relevância das conotações postas no terreno da análise, o que se encoraja a agitar nesse confinamento rarefeito, quase sempre, são destroços de uma aquiescência sutilmente imposta, tal a singeleza e grau de superficialidade com que as opiniões são permitidas.

E depois tudo acaba por servir de estofo a uma discordância tão impudica quanto volúvel que, ao fim e ao cabo, só contribui para conceder mais uma sobrevida ao artificial consenso.

Cândido Rolim

foto: LUAN & NATHAN, do autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Seguidores